
A Cidade de Aparecida do Norte completa hoje 82 anos de sua emancipação da cidade de Guaratinguetá(17/12/1928).
Aparecida nasceu de um milagre, quando em 1717 três pescadores pescaram no Rio Paraíba a imagem de uma Santa Negra. Era época de pouca pesca, para servir ao Governador de Minas e São Paulo que passava pela Vila de Guaratinguetá. Primeiro pescaram um corpo de imagem, sem cabeça, depois lançaram novamente as redes e tiraram a cabeça da imagem, que se encaixava perfeitamente no corpo. O que se segui foi uma farta pescaria.
Aparecida tem hoje cerca de 35 mil habitantes. Gente que vive principalmente do comércio movimentado pela fé dos romeiros que vem agradecer ou pedir graças a Padroeira do Brasil.
A cidade tem vários prédios históricos, seminários, igrejas e escolas que merecem ser visitados. Os pontos turísticos também são muitos, todos com infra-estrutura para atender de maneira adequada os visitantes. Destaques para a Basílica Velha, a Basílica Nova (que pode receber até 70 mil fiéis, o dobro da população da cidade), o Porto Itaguassú (onde foi encontrada a imagem), o Relógio das Flores, a Passarela da Fé e o comércio da Feirinha.